
3.
Orientação Profissional
Orientação profissional é um processo de avaliação psicológica voltado para uma pessoa que precisa tomar decisões relacionadas com a profissão. Geralmente essa demanda surge quando o adolescente precisa escolher um curso no ensino superior, porém, a orientação profissional não se limita a essa etapa da vida, ela também pode servir a pessoas adultas que desejam mudar de carreira ou a idosos que estão planejando a aposentadoria, mas desejam se manter envolvidos em atividades que lhe deem satisfação.
A orientação profissional é planejada pela psicóloga junto ao paciente e é conduzida através de testes psicológicos, entrevistas e dinâmicas. O objetivo é coletar informações acerca da personalidade do indivíduo, sobre seus desejos e afinidades, a fim de delinear profissões com as quais o indivíduo realmente se identifique e elaborar um planejamento de como o paciente irá alcançar esse objetivo, já tendo em vista as possíveis dificuldades que encontrará e quais recursos cognitivos, sociais e financeiros irá precisar.
A orientação profissional é limitada no tempo, ou seja, tem um número pré-estabelecido de sessões e pode ser individual ou em grupo.