
Minha Abordagem
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica elaborada pelo médico e pesquisador Aaron Beck, nos Estados Unidos, na década de1960.
Essa abordagem psicológica pode ser resumidamente explicitada através da premissa de que os nossos pensamentos e as nossas interpretações dos fatos interferem na maneira com a qual reagimos às situações. Por exemplo, um indivíduo em uma situação social tem pensamentos de que os outros estão lhe julgando e não estão gostando de sua maneira de interagir, logo ele poderá se sentir ansioso e desejar fugir desse contexto, o que lhe priva de vivenciar momentos de interação e reforça seu comportamento de evitar estar entre muitas pessoas.
Na TCC, esses pensamentos são chamados de pensamentos automáticos e estão ligados a crenças que o indivíduo tem acerca de si, da vida, das pessoas e acerca do futuro.
O trabalho psicoterapêutico consiste em reconhecer essas crenças, os comportamentos e as emoções ligadas a elas e intervir em busca de novos repertórios de pensamentos e comportamentos.
Além da Terapia Cognitiva-Comportamental, eu também utilizo princípios e estratégias da Terapia do Esquema, Terapia de Aceitação e Compromisso e da Terapia Comportamental Dialética, que são diferentes tipos de terapias Cognitivas e Comportamentais.
Oriento a minha prática pelos princípios da Prática Psicológica Baseada em Evidências, a qual busca unir achados científicos à experiência do profissional e às características pessoais do paciente na tomada de decisão clínica ao longo do tratamento.