
4.
Orientação de pais e cuidadores
A orientação de pais e cuidadores é um processo fundamental que acontece ao longo do processo psicoterapêutico de crianças e adolescentes.
A orientação de pais e o treinamento parental buscam o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a relação entre pais e filhos, potencializando o trabalho realizado com a criança ou adolescente na psicoterapia individual. A orientação parental é realizada num formato em que o(s) responsável(is) e o profissional discutem acerca das dificuldades no manejo com os filhos, gerando estratégias para lidar com tais situações. No treinamento parental, as sessões ocorrem na presença do(s) responsável(is) e da criança e, por meio da interação pais-filhos, os pais são auxiliados no desenvolvimento de habilidades parentais relevantes para a resolução das dificuldades enfrentadas.
Visita à escola em que a criança-adolescente estuda também é uma importante ferramenta no processo de orientação de pais e cuidadores e de intervenção terapêutica a fim do proporcionar o melhor desenvolvimento do paciente.