
Quem precisa de terapia?
Há muito tempo perdura o estigma sobre as pessoas que necessitam de algum tipo de suporte em saúde mental. O pensamento de que "psicólogo é coisa de louco" ainda se faz presente, levando muitas pessoas a se sentirem envergonhadas e resistirem à terapia.
Porém, a psicoterapia é um tratamento realizado pela psicóloga, através de métodos e princípios validados e reconhecidos pelo Conselho de Psicologia, cuja finalidade é alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida, quer se encontre com ansiedade, depressão ou problemas interpessoais.
Nem todas as pessoas que fazem terapia têm um transtorno mental - na verdade, a maioria não tem - o que elas têm são traços de alguns transtornos, ou seja, algumas características comuns, mas não fecham diagnóstico. Por exemplo, muitos indivíduos procuram a psicoterapia por encontrar dificuldades em lidar com a ansiedade, a maioria dessas pessoas não tem nenhum transtorno de ansiedade, apenas traços de ansiedade, o que também pode ser - e deve ser - trabalhado na psicoterapia com psicóloga (o).
Dessa maneira, qualquer pessoa que esteja encontrando dificuldades em lidar com questões em sua vida, e isso tem lhe trazido prejuízos, pode buscar auxílio na psicoterapia.
Algumas demandas comuns na psicoterapia são:
-
Desregulação emocional
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Problemas em relacionamentos interpessoais
-
Dificuldades sexuais
-
Problemas com impulsividade e raiva
-
Orientação profisisonal e de carreira
-
Projeto de vida
-
Luto
-
Problemas com autoaceitação, autoestima, autoimagem
-
Problemas com comida e distúrbios alimentares
-
Doenças crônicas, dores crônicas
-
Transtornos mentais diagnosticados
-
Estresse
-
Histórico de abusos e situações traumáticas
-
Problemas com uso de substância e dependência
-
Busca por desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais