21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down
- Milena Groetares
- 21 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária. As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura. Essa condição está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança, por isso, para um desenvolvimento mais pleno, é importante que essa criança tenha acompanhamento médico e terapêutico.
O termo correto para falar é "pessoa com Síndrome de Down".
A síndrome de Down geralmente está associada a problemas de saúde como deficiências auditivas, visuais, dificuldades de aprendizagem e problemas motores. Contudo, as pessoas com Síndrome de Down são capazes de se desenvolver, se tornarem autônomas, amarem, terem opinião, desejos, defeitos e qualidades como qualquer outra pessoa!
Diga não ao capacitismo!
Capacitismo é uma forma de discriminação que atinge pessoas com alguma deficiência. Ela consiste em considerar a pessoa como de alguma forma incapaz e inferior em razão de sua deficiência, excluindo-a de determinados grupos ou submetendo-a a um tratamento diferenciado. Os sinais básicos que uma pessoa capacitista demonstra são principalmente de ordem paternalista e excludente. O capacitismo não permite ver que a pessoa com deficiência é um ser humano autônomo e dotado de vontades, sendo considerado alguém fraco e dependente.


Comentários