
Como é o acompanhamento psicológico?
Cada demanda psicológica implicará em um protocolo de tratamento diferente. Além de diferentes demandas, cada sujeito é único e possui uma história de vida que é só sua. Logo, cada paciente irá ter um plano de tratamento totalmente adaptado às suas características pessoais.
Inicialmente, a psicóloga irá realizar sessões voltadas principalmente para uma avaliação clínica do caso, onde irá coletar informações sobre a história pregressa, o contexto atual e o que mantém a queixa trazida pelo paciente. Além disso, a terapeuta irá buscar estabelecer uma relação de confiança com o paciente e traçar objetivos bem específicos sobre o que o paciente busca com a terapia.
Após esse período inicial, o foco serão as intervenções, visando os objetivos traçados dentro do contexto avaliado.
No momento em que a psicóloga junto ao paciente observarem que os objetivos iniciais foram alcançados, irá iniciar o período da alta terapêutica, em que será trabalhada a prevenção de recaída, haverá um espaçamento maior entre as sessões (ex.: 15 dias) e, então, o encerramento do tratamento. Após a alta, o paciente pode agendar sessões pontuais, caso precise rever alguma questão já trabalhada em terapia.
Não há tempo definido sobre a duração do tratamento, afinal, cada caso é único. Porém, a literatura aponta uma média de 6 a 12 meses para casos simples e 2 a 5 anos para casos complexos. Contudo, inúmeros fatores podem contribuir sobre o tempo que o paciente estará em terapia.